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Conforto físico e visual: a receita do sucesso para sua loja

Quem nunca demorou para achar um produto desejado dentro de uma loja? Ou então, foi obrigado a esquivar-se das prateleiras para não quebrar algo? Essas pequenas dores de cabeça podem não parecer muito para o lojista, mas refletem drasticamente no fluxo de seu estabelecimento.

Fachada de loja com a placa "Open"

Desde o surgimento do comércio digital, é cada vez mais difícil convencer o público a aventurar-se em lojas físicas. Portanto, o conforto tornou-se algo imprescindível na experiência do consumidor, que o exige mesmo sem saber. Então, como convencer o seu cliente a sair de casa? Quais são os elementos que tornam o seu espaço mais agradável? Confira abaixo algumas dicas que a Pro Junior, separou para deixar sua loja mais atrativa e impulsionar suas vendas.

Vitrine e Fachada

A vitrine é sua ligação com o exterior da loja, seu cartão de visitas. Ou seja, é nesse momento que o cliente tem o primeiro contato com o seu produto e a sua marca. Nela, vale de tudo: decoração, luzes, suportes, móbiles. Para chamar atenção, permita-se soltar a criatividade. E, sempre que possível, pesquise as tendências do momento ou estação para guiar o visual de seu “cenário”.

Tome cuidado para não sobrecarregar a visão do cliente ou obstruí-la. Além disso, o foco deve ser sempre o seu produto. Para isso, utilize materiais que vão ressaltá-lo, obedecendo uma paleta de cores compatível ou até utilizando tons neutros. Também é crucial colocar o produto em uma altura confortável para o observador. Além disso, não deixe manequins em pedestais altos ou objetos em locais baixos. 

Além de oferecer uma amostra visual de seu produto, você deve convidar o observador a entrar. Portanto, dê preferência a fundos transparentes, que permitem a visão para dentro da loja.

Mulher observando vitrine de loja de vidro.

Ao avistar algumas lojas, nem precisamos ler o letreiro para ver do que se trata. Por isso, fazer um projeto de reforma na sua fachada pode torná-la mais atraente e acessível aos consumidores. 

Confira sempre se todos os elementos são harmoniosos entre si, desde a posição de seu logotipo, até a calçada da frente, e cuidado com exageros! Uma fachada com muita informação e misturas de elementos, afasta o olhar da sua vitrine e sobrepõe seu produto. Às vezes, menos é mais! Nesse quesito, um projeto paisagístico de fachada raramente deixa a desejar. 

É recomendável que cores, texturas e materiais utilizados estejam de acordo com a sua identidade visual, assim como o estilo da construção, pois a loja é a manifestação física da sua marca.

Além da estética, atente-se às normas de regularização de sua cidade para evitar futuros transtornos. Já que, elas garantirão o conforto físico do consumidor no acesso do seu estabelecimento, e que este esteja em conformidade com o entorno. 

Fachada da loja "Les.Basics", com elementos básicos na composição.

Definindo a Identidade

No último tópico já citamos a importância da identidade visual do seu negócio. Muito além de uma logomarca, ela envolve todo o seu estilo e valores. Mesmo que o cliente não compre logo na primeira visita, sua marca não pode ser esquecida. 

Um projeto de design de interiores pode reimaginar seu espaço com detalhes que fazem a diferença no conforto visual. Como por exemplo móveis, decoração, paredes, piso, etc. Já que cada elemento é pensado para remeter sutilmente à sua identidade. 

Seu setor também têm um papel extremamente importante no visual do estabelecimento. Por exemplo, vemos que a maioria das lojas de “moda urbana” seguem um estilo industrial, lembrando galpões em seu interior e utilizando-se de um acabamento mais simples. Assim como lojas tradicionais de ternos lembram escritórios.

Vitrine da loja "Supreme".

Acessibilidade e Organização

Pouco espaço não é desculpa para desconforto no ambiente interno. Se a sua disposição de prateleiras, estantes ou cabideiros não é ideal e atrapalha a acessibilidade do estabelecimento, um projeto de layout, ou uma reforma, podem resolver seu problema.

O projeto de layout cuida da disposição do mobiliário e organização, em geral, e pode melhorar o fluxo de pessoas dentro da loja, por menor que ela seja. Consequentemente, quando os corredores e espaços de circulação  atendem à demanda de forma ergonômica, o cliente se sente muito mais à vontade. O conforto físico garante que ele possa olhar os produtos com calma, sem se sentir angustiado. 

Interior de uma loja, mostrando a disposição dos elementos.

Quando vamos ao mercado, já temos uma noção de onde encontrar o que queremos, de acordo com uma setorização. Sua loja deve seguir o mesmo princípio.  

O layout pode auxiliar na logística da disposição de produtos, e consequentemente, na condução do cliente pela loja. Se você tiver alguma prioridade no seu estoque – como uma nova coleção, ou produtos em liquidação – coloque-os próximos à porta, ou no local mais visível do estabelecimento. Outra questão importante no layout é a permanência:  se a sua intenção é que seus consumidores fiquem por mais tempo na loja, aposte em cadeiras confortáveis, direcionadas estrategicamente para sua prateleira “favorita”.

Exemplo de disposição de produtos em um supermercado.

A iluminação é um fator decisivo na criação de ambientes. Mais do que qualquer elemento, ela é o que determina a atmosfera de sua loja. Uma reforma deve prever os pontos elétricos do estabelecimento, enquanto o design de interiores se encarrega do tipo e modelo de lâmpada mais adequados. 

Novamente, a identidade visual juntamente com o seu segmento, é que vai determinar como iluminar uma loja, trabalhando sempre dentro dos limites estabelecidos por normas técnicas.  Quer saber como mudar um ambiente sem tantos gastos? Então clica aqui.

Mãos à obra

Agora que vimos como o conforto visual e físico no seu estabelecimento estão diretamente relacionados às suas vendas, cabe uma reflexão sobre os tópicos abordados. Tente se perguntar:

  • Minha vitrine chama a atenção?
  • A fachada é atrativa e harmônica?
  • Minha loja manifesta fisicamente a minha marca?
  • A circulação de pessoas é confortável? 
  • Meus clientes sentem-se à vontade dentro do estabelecimento? 
  • Minha iluminação é adequada?

Se você respondeu “não” a algum desses tópicos, que tal investir em um projeto de design de interiores, ou até mesmo de reforma?

Ainda com dúvidas? Então confira este artigo sobre 6 Dicas Para Reformar seu Ponto Comercial. O conforto do estabelecimento pode ser um divisor de águas em seu negócio! 

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