edificarse

Acompanhe nosso blog

A ventilação natural ajudando você na quarentena

Você sabia que um simples artifício natural pode ajudar você em casa nessa pandemia? Estou falando dela, a ventilação, pois promove ambientes arejados e mais confortáveis, contribuindo não só com seu conforto para home-office, como também ajudando a evitar maior disseminação do vírus em casa ou no trabalho, através da circulação do ar.

1 Entendendo melhor sobre a ventilação

Em tempos de pandemia sabemos que a ventilação natural se torna uma grande aliada, pois permite que a renovação do ar continue nos ambientes de nossa casa ou até mesmo no trabalho.

A ventilação pode ser natural, quando não necessita de equipamentos para que aconteça a circulação do ar, ou mecânica, que é justamente proveniente de aparelhos eletrodomésticos. O ideal é que priorize a circulação de ar natural, pois ela não armazena partículas de micro-organismos nem necessita de manutenção constante, como os ar- condicionados. 

Os ambientes podem constituir de diversas formas de ventilação, sendo a mais comum a “ventilação cruzada” e o que chamamos de “efeito chaminé”. A ventilação cruzada é realizada através de duas aberturas (porta e janela) no ambiente, em que permite a entrada e saída de ar. Já o efeito chaminé é realizado quando possui aberturas em uma região mais próxima ao piso e aberturas na região mais próxima ao teto, permitindo a entrada do ar frio nas regiões mais baixas e a saída do ar quente nas áreas mais altas. Logo, contribue para maior circulação do ar em lugares que não possui tanta ventilação. Você pode conferir mais acessando aqui .

Ilustração das formas de ventilação natural

Fonte Imagem 1 e 2 :https://www.faveroarquitetura.com/single-post/2018/06/07/Tipos-de-ventila%C3%A7%C3%A3o-Natural

2 A relação da COVID-19 X Ventilação Natural

Sabe-se que a transmissão do vírus da covid-19 ocorre através da fala, espirros, tosses ou o contato com superfícies contaminadas, saiba mais sobre o coronavírus aqui.

Um estudo conduzido por cientistas dos Centros dos Estados Unidos para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) da Universidade da Califórnia, divulgado no New England Journal of Medicine (NEJM), mostra que o vírus da covid-19 pode ter uma permanência de até 3 horas no ar. Em algumas superfícies como plástico, aço inoxidável e papelão varia de 24 horas até 72 horas, necessitando assim de ambientes ventilados e higienizados. Caso queira saber mais sobre o coronavírus, clica aqui.

Representação da covid-19 e formas de higienização.

Fonte Imagem 1:https://pixabay.com/illustrations/corona-coronavirus-virus-blood-5174671/

Fonte Imagem 2: https://pixabay.com/illustrations/covid-covid-2019-covid-19-4941846/

A circulação do ar nos espaços é importante quando é necessário a purificação do ambiente que provém desta renovação. Por isso, não é indicado, principalmente se tiver idosos em casa, manter ambientes fechados acreditando que assim o vírus não entrará no ambiente. Contudo, é imprescindível que ocorra esse ciclo de “reciclagem” do ar, onde gera cômodos e ambientes mais arejados.

O bom aproveitamento da ventilação natural pode substituir o ar-condicionado, que muitas vezes podem acabar transportando para dentro dos ambientes microrganismos indesejáveis. Além disso, pode contribuir na diminuição de disseminação do agente patológico do coronavírus, através da renovação do ar.

Importante ter atenção na composição espacial dos ambientes da sua casa ou trabalho, pois ela pode gerar impedimentos na circulação de ar. Logo, se de forma bem feita, ela pode permitir uma maior circulação do ar dentro da sua casa combatendo assim o contágio da Covid-19.

Análise do ambiente e mudança nos móveis a fim de facilitar ventilação natural.

Fonte Imagem 1: https://pointer.com.br/blog/wp-content/uploads/2019/01/GettyImages-1094158398-1-1024×683.jpg 

Fonte Imagem 2: https://p2.trrsf.com/image/fget/cf/460/0/images.terra.com/2017/11/06/mudanca-obra.jpg

3 O que fazer na prática

Em casa e no trabalho pode optar por gerar pequenas mudanças, começando a analisar os ambientes. Notando qual a disposição dos móveis e realizando alterações a fim de permitir espaços mais abertos, sem grande quantidade de superfícies, principalmente a beira de janelas. Isto é, sem muitos móveis e quadros por perto, onde pode haver maior contaminação do vírus através da entrada ou saída de ar.

Sabe aquele guarda-roupa ou aquela estante que acaba ficando um pouco na frente da sua janela? Importante tentar mudar esses móveis de lugar, pois nessas posições eles restringem a ventilação natural, impossibilitando o maior aproveitamento da ventilação. A intenção é promover ou facilitar a existências de frestas ou aberturas que favoreçam a entrada permanente de ar durante o dia e à noite, deixando seu espaço mais confortável.

Uma alternativa para purificação do ar e conforto no ambiente é a utilização de plantas espalhadas. Você pode conferir algumas dicas de como organizar melhor os espaços aqui na nossa página.

Ambientes arejados e com disposição das plantas.

Fonte Imagem 1: https://www.personalcorretora.com.br/blog/2019/12/9/5-dicas-para-manter-a-casa-refrescante-no-calor

Imagem 2: https://observador.pt/2018/09/19/guia-para-cuidar-de-plantas-em-casa-e-as-10-mais-simples-de-manter/

4 Abra Portas  e Janelas

Outra atitude simples é abrir portas e janelas, assim você permite a ventilação cruzada. Isto é, se estamos em um ambiente com a porta fechada e a janela aberta não haverá circulação do ar, pois precisa-se que entre por um abertura e saia por outra. Portanto, necessita que os dois estejam abertos, deixando assim seu ambiente mais arejado. Quando não há mais que uma janela ou abertura no cômodo aplique a ventilação cruzada indireta, abrindo portas e janelas de outros ambientes.

Em casos de reformas ou construções iniciais, prefira utilizar janelas de abrir ao invés de correr, porque com elas é possível ter um aproveitamento de 100% da área de ventilação enquanto que com a outra apenas se é  aproveitado 50%.

Se o ambiente que você se encontra não tem nenhum tipo de abertura o ar não irá entrar. Isso acontece porque o ar só permeia em um ambiente onde há abertura para que possa sair e assim gerar a sensação de ventilação. Desta forma, você pode optar por gerar pequenas aberturas, mas com algum acompanhamento técnico ou utilizar de ventilação mecânica.  

Materiais de limpeza e formas de higienização.

Fonte Imagem 1: https://casavogue.globo.com/Curiosidades/noticia/2020/03/coronavirus-biomedico-explica-como-higienizar-casa.html

Imagem 2: https://revistahigiplus.com.br/abralimp-traz-recomendacoes-para-a-higienizacao-adequada-no-combate-a-proliferacao-do-novo-coronavirus/

E por fim realizar sempre a higienização de seus aparelhos como ventiladores, ar condicionados, climatizadores e etc.  As superfícies de sua casa também devem ser higienizadas constantemente, confira aqui algumas dicas que irão ajudar na limpeza da casa ou trabalho.

As informações irão te ajudar a ter mais conforto e tranquilidade durante este momento tão conturbado. Quaisquer dúvidas e questionamentos entre em contato por nossos meios de comunicação, estaremos dispostos a ajudar.

Autor: Beatriz Nascimento

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Posts relacionados

Receba conteúdos exclusivos sobre nossa empresa!