Nos dias atuais as pessoas consomem cada vez mais e estão o tempo todo em busca de experiências. Na hora das compras isso não é diferente, então é preciso desenvolver os espaços para que a vivência do cliente se torne a mais positiva possível, pois como diz o ditado “a primeira impressão é a que fica”, para isso é necessário um planejamento que, como consequência, contribui para o aumento das vendas.
Espaço amplo, permitindo a permanência do cliente e incentivando o aumento das vendas.
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O que é arquitetura comercial?
A arquitetura comercial é o planejamento dos espaços em um empreendimento, ou seja, ela busca melhorar os ambientes com o intuito de influenciar as sensações dos consumidores, utilizando de ferramentas como cores, mobiliário,ambientação e iluminação, que transformam inconscientemente a percepção de quem permanece naquele ambiente.
A intenção é fazer com que o consumidor permaneça por mais tempo na loja, se sinta confortável e abraçado pela empresa, causando uma relação única para que consuma mais e em outras oportunidades acabe voltando ou até indicando as outras pessoas de seu convívio, trazendo visibilidade e lucro à loja.
Prateleiras organizadas, evidenciando os produtos para as vendas.
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Cores e suas sensações
Existe um estudo chamado “Psicologia das cores”, ele evidencia como as cores podem influenciar no comportamento e na percepção. Esse estudo pode ser utilizado aliado ao negócio, transmitindo ao cliente a mensagem desejada pela empresa e atraindo-o.
Algumas cores dão a sensação de tranquilidade e serenidade, fazendo com que se sinta confortável e seguro, já outras transmitem energia e calor, estimulando a movimentação e criatividade, tornando assim as cores grandes agentes de contribuição para as vendas do estabelecimento.
O Mobiliário além do conforto
Os móveis são o apetrecho que irão dar a cara e o maior conforto do empreendimento, eles devem ser escolhidos de forma a dar personalidade ao ambiente e serem extremamente atraentes e confortáveis, pois além de atrair a atenção dos clientes devem impactar o inconsciente.
A disposição dos mobiliários devem ser posicionados visando o fluxo dentro do estabelecimento, a fim de facilitar e induzir aos clientes as escolhas dos produtos ou serviços, por exemplo a posição das prateleiras não devem estar desorganizadas e sim alinhadas para que não se torne obstáculos dentro do próprio espaço e sim conduza para as outras prateleiras, permitindo um fluxo fluido.
A iluminação como atrativo para o olhar
A iluminação é de extrema importância pois ela irá dar um “gran finale” no ambiente, tanto a natural quanto a artificial deve ser utilizada a favor do espaço e do produto, porém com muito cuidado, não se deve colocar iluminação nenhuma diretamente sobre um objeto, pois o calor pode prejudicar.
O ideal é que se tenha um projeto luminotécnico (temos uma postagem sobre ele aqui no blog:
https://edificarse.com.br/antigo/2019/07/16/como-acertar-na-iluminacao/ ), pois ele irá direcionar corretamente os tipos de iluminação, evidenciando o produto sem prejudicá-lo e chamando a atenção do consumidor não só para ele, mas para a loja em si.
Ambientação e o impacto nos clientes
A ambientação é todo o conjunto que compõem um lugar, é importante ter a atenção para que a loja no final tenha harmonia na sua composição, a decoração deve estar de acordo com os outros elementos descritos anteriormente, pois ela também dá um toque de personalidade, criando um espaço com identidade.
É aqui que deve se atentar aos mínimos detalhes, pois apesar de pequenos fazem toda a diferença, como por exemplo a escolha de quadros com imagens que estejam de acordo a personalidade do lugar, a disposição deve estar visualmente elegante, além de utilizar aromatizadores, nada melhor que um espaço perfumado. Consequentemente se dá, assim, a construção de algo atraente.
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Produtos de uma cafeteria locados de forma acessível para o aumento das vendas.
Todo o conjunto desses fatores, mesmo que pareçam ser banais ou simples, acabam contribuindo diretamente nos negócios, pois criam um impacto positivo na impressão sobre a empresa devido a uma relação única que é formada. A criação de um espaço organizado e bonito, gera uma sensação de satisfação e bem-estar, algo muito importante no setor de vendas, nada melhor do que sair feliz após uma compra.