21 de agosto de 2020 by edificarse 0 Comments

DIGITALIZAÇÃO E CONVERSÃO DE PROJETOS

É comum que as empresas optem por digitalizar seus documentos para que possam executar atividades totalmente imersos em um ambiente digital, eliminando amontoados de arquivos. Trabalhar com arquivos digitais também reduz consideravelmente o risco de perder ou danificar esses documentos. Você sabe como funciona a digitalização e conversão de projetos de engenharia e/ou arquitetura?

Ao longo desse artigo vamos sanar essa e outras dúvidas sobre digitalização. Além disso, daremos bons motivos para optar por esse serviço.

Digitalização e Conversão de Projetos: o que é?

No setor construtivo se considera como digitalização de um projeto algo além de scanear um papel e transformá-lo em um simples arquivo digital. Nesse ramo, entende-se por digitalização o processo de converter projetos impressos em papel para arquivos que são reconhecidos por softwares de engenharia e arquitetura. 

Sendo assim, o serviço consiste em analisar os projetos que estão impressos, redesenhando-os nos programas CAD ou Revit por exemplo. Ademais, também é possível fazer uma conversão, transformando seu projeto feito no CAD para o Revit, que é uma plataforma BIM. Ficou curioso sobre o BIM e quer saber mais? É só clicar aqui.

Conversão de projetos em meio digital.

Além disso, digitalizar seu projeto para um desses softwares possibilita fácil armazenamento. Outrossim, traz segurança e facilidade em futuras reformas. Falaremos mais sobre esses benefícios ao longo do blog.

Quem precisa digitalizar e por quê?

Empresas do setor construtivo

Se você já se envolveu com a construção civil muito provavelmente já se deparou com algumas complicações durante a execução de um determinado serviço. Estas complicações podem ser fruto da falta de compatibilidade entre os projetos. Sendo que esse problema, geralmente, pode estar relacionado à falta de planejamento ou à falta de interação entre as equipes de projetistas.

Talvez esteja se perguntando de quais são os problemas de incompatibilidades. Suponha que para uma nova construção os projetos complementares, feitos por empresas diferentes, não foram compatibilizados. Durante a execução da obra, foi notado que uma das vigas precisaria ser perfurada para a passagem de tubulações do projeto de instalações hidrossanitárias. 

Isso certamente não foi previsto durante a elaboração do projeto estrutural. Um erro como esse traz consigo despesas extra para dar suporte à estrutura, além de atrasar o cronograma previsto para finalização da obra.

Digitalizando seus projetos feitos no CAD para algum software do mundo BIM, o projeto pode ser compartilhado, ou seja, softwares diferentes podem conversar entre si. Isso facilita que profissionais responsáveis por sistemas construtivos diferentes possam analisar os projetos um do outro.

Edificação 3D saindo do papel.

Esse serviço também se faz útil em situações menos complicadas, como por exemplo quando o cliente da sua empresa só possui plantas arquitetônicas impressas. Já imaginou o tempo extra que você dedicaria para convertê-las em formato digital? 

E você que trabalha fazendo projetos arquitetônicos, já pensou que facilidade seria mostrar a seus clientes um projeto 3D do imóvel dele? O Revit, por ser um software 3D, traz essa possibilidade. A digitalização e conversão pode te ajudar com isso.

Pessoa Física

Não pense que a digitalização favorece apenas quem trabalha nas empresas de engenharia/arquitetura, porque você, como pessoa física, também pode precisar.

Segundo a matéria da revista Casa e Jardim, aproximadamente 85% dos profissionais de arquitetura geraram alguma proposta de valor durante o período de isolamento social. Sendo que boa parte dessas ofertas foram direcionadas à reforma de ambientes já existentes. Você pode acessar a matéria completa clicando aqui.

Se você faz parte do grupo de pessoas que reformaram ou pensam em reformar a casa ou estabelecimento, certamente deve estar se perguntando o que digitalização tem a ver com uma reforma. Calma que explico.

Considerando que você necessite fazer uma reforma na sua casa ou estabelecimento, porém só possui a as plantas do local impressas em papel e não em formato digital. O nível de complexidade de execução do novo projeto de reforma aumentará. Isso porque o arquiteto precisará analisar cautelosamente cada metro quadrado da planta e posteriormente fazer uma digitalização. 

Isso mesmo que você leu, antes de iniciar o seu projeto de fato, o profissional vai precisar digitalizar suas plantas. Além disso, caso os papéis tenham sido perdidos ou se não estiverem legíveis, vai ser necessário realizar um levantamento de medidas na edificação. O que dificulta ainda mais o processo, podendo gerar custos adicionais.

Análise de uma planta arquitetônica impressa.

Agora você se pergunta por que comprar o serviço de digitalização separado, certo? Já ouviu a frase “tempo é dinheiro”? Acredito que sim. O seu projeto levará muito mais tempo para ser concluído nesse formato do que se estivesse apenas lidando com um projeto de reforma. Esse fator pode gerar um aumento relativamente considerável no valor do serviço.

Digitalização de projeto no AutoCAD.

Com o serviço de digitalização as plantas impressas são convertidas em um formato digital que seja compatível com algum software utilizado na construção civil.

O que eu recebo e em quanto tempo?

Nossos clientes recebem um arquivo digital no software requisitado, além de uma versão em PDF para cada projeto. As plantas digitalizadas podem ser entregues em até 10 (dez) dias úteis, dependendo do nível de complexidade do projeto original. 

Portanto, se você deseja se adequar ao futuro e oferecer sempre a melhor solução para o seu cliente, porém ainda não faz uso de algum software com metodologia BIM, ou se você deseja economizar tempo e dinheiro nas tão almejadas reformas, não se desespere! Nós temos a solução e ela se chama Digitalização e Conversão de Projetos. 

Como já foi dito anteriormente, convertemos seus projetos feitos à mão ou impressos para serem lidos em softwares usados na construção civil. Também é possível passar seus projetos feitos em CAD para o Revit, que é um software BIM, facilitando a compatibilização. Desta forma, evita que um projeto intercepte outro, além de otimizar o tempo de execução da obra.
Gostou do conteúdo? Que tal fazer um orçamento sem compromisso? É só clicar aqui.

Autor: Isaac Moura

17 de julho de 2020 by edificarse 0 Comments

Conforto físico e visual: a receita do sucesso para sua loja

Quem nunca demorou para achar um produto desejado dentro de uma loja? Ou então, foi obrigado a esquivar-se das prateleiras para não quebrar algo? Essas pequenas dores de cabeça podem não parecer muito para o lojista, mas refletem drasticamente no fluxo de seu estabelecimento.

Fachada de loja com a placa "Open"

Desde o surgimento do comércio digital, é cada vez mais difícil convencer o público a aventurar-se em lojas físicas. Portanto, o conforto tornou-se algo imprescindível na experiência do consumidor, que o exige mesmo sem saber. Então, como convencer o seu cliente a sair de casa? Quais são os elementos que tornam o seu espaço mais agradável? Confira abaixo algumas dicas que a Pro Junior, separou para deixar sua loja mais atrativa e impulsionar suas vendas.

Vitrine e Fachada

A vitrine é sua ligação com o exterior da loja, seu cartão de visitas. Ou seja, é nesse momento que o cliente tem o primeiro contato com o seu produto e a sua marca. Nela, vale de tudo: decoração, luzes, suportes, móbiles. Para chamar atenção, permita-se soltar a criatividade. E, sempre que possível, pesquise as tendências do momento ou estação para guiar o visual de seu “cenário”.

Tome cuidado para não sobrecarregar a visão do cliente ou obstruí-la. Além disso, o foco deve ser sempre o seu produto. Para isso, utilize materiais que vão ressaltá-lo, obedecendo uma paleta de cores compatível ou até utilizando tons neutros. Também é crucial colocar o produto em uma altura confortável para o observador. Além disso, não deixe manequins em pedestais altos ou objetos em locais baixos. 

Além de oferecer uma amostra visual de seu produto, você deve convidar o observador a entrar. Portanto, dê preferência a fundos transparentes, que permitem a visão para dentro da loja.

Mulher observando vitrine de loja de vidro.

Ao avistar algumas lojas, nem precisamos ler o letreiro para ver do que se trata. Por isso, fazer um projeto de reforma na sua fachada pode torná-la mais atraente e acessível aos consumidores. 

Confira sempre se todos os elementos são harmoniosos entre si, desde a posição de seu logotipo, até a calçada da frente, e cuidado com exageros! Uma fachada com muita informação e misturas de elementos, afasta o olhar da sua vitrine e sobrepõe seu produto. Às vezes, menos é mais! Nesse quesito, um projeto paisagístico de fachada raramente deixa a desejar. 

É recomendável que cores, texturas e materiais utilizados estejam de acordo com a sua identidade visual, assim como o estilo da construção, pois a loja é a manifestação física da sua marca.

Além da estética, atente-se às normas de regularização de sua cidade para evitar futuros transtornos. Já que, elas garantirão o conforto físico do consumidor no acesso do seu estabelecimento, e que este esteja em conformidade com o entorno. 

Fachada da loja "Les.Basics", com elementos básicos na composição.

Definindo a Identidade

No último tópico já citamos a importância da identidade visual do seu negócio. Muito além de uma logomarca, ela envolve todo o seu estilo e valores. Mesmo que o cliente não compre logo na primeira visita, sua marca não pode ser esquecida. 

Um projeto de design de interiores pode reimaginar seu espaço com detalhes que fazem a diferença no conforto visual. Como por exemplo móveis, decoração, paredes, piso, etc. Já que cada elemento é pensado para remeter sutilmente à sua identidade. 

Seu setor também têm um papel extremamente importante no visual do estabelecimento. Por exemplo, vemos que a maioria das lojas de “moda urbana” seguem um estilo industrial, lembrando galpões em seu interior e utilizando-se de um acabamento mais simples. Assim como lojas tradicionais de ternos lembram escritórios.

Vitrine da loja "Supreme".

Acessibilidade e Organização

Pouco espaço não é desculpa para desconforto no ambiente interno. Se a sua disposição de prateleiras, estantes ou cabideiros não é ideal e atrapalha a acessibilidade do estabelecimento, um projeto de layout, ou uma reforma, podem resolver seu problema.

O projeto de layout cuida da disposição do mobiliário e organização, em geral, e pode melhorar o fluxo de pessoas dentro da loja, por menor que ela seja. Consequentemente, quando os corredores e espaços de circulação  atendem à demanda de forma ergonômica, o cliente se sente muito mais à vontade. O conforto físico garante que ele possa olhar os produtos com calma, sem se sentir angustiado. 

Interior de uma loja, mostrando a disposição dos elementos.

Quando vamos ao mercado, já temos uma noção de onde encontrar o que queremos, de acordo com uma setorização. Sua loja deve seguir o mesmo princípio.  

O layout pode auxiliar na logística da disposição de produtos, e consequentemente, na condução do cliente pela loja. Se você tiver alguma prioridade no seu estoque – como uma nova coleção, ou produtos em liquidação – coloque-os próximos à porta, ou no local mais visível do estabelecimento. Outra questão importante no layout é a permanência:  se a sua intenção é que seus consumidores fiquem por mais tempo na loja, aposte em cadeiras confortáveis, direcionadas estrategicamente para sua prateleira “favorita”.

Exemplo de disposição de produtos em um supermercado.

A iluminação é um fator decisivo na criação de ambientes. Mais do que qualquer elemento, ela é o que determina a atmosfera de sua loja. Uma reforma deve prever os pontos elétricos do estabelecimento, enquanto o design de interiores se encarrega do tipo e modelo de lâmpada mais adequados. 

Novamente, a identidade visual juntamente com o seu segmento, é que vai determinar como iluminar uma loja, trabalhando sempre dentro dos limites estabelecidos por normas técnicas.  Quer saber como mudar um ambiente sem tantos gastos? Então clica aqui.

Mãos à obra

Agora que vimos como o conforto visual e físico no seu estabelecimento estão diretamente relacionados às suas vendas, cabe uma reflexão sobre os tópicos abordados. Tente se perguntar:

  • Minha vitrine chama a atenção?
  • A fachada é atrativa e harmônica?
  • Minha loja manifesta fisicamente a minha marca?
  • A circulação de pessoas é confortável? 
  • Meus clientes sentem-se à vontade dentro do estabelecimento? 
  • Minha iluminação é adequada?

Se você respondeu “não” a algum desses tópicos, que tal investir em um projeto de design de interiores, ou até mesmo de reforma?

Ainda com dúvidas? Então confira este artigo sobre 6 Dicas Para Reformar seu Ponto Comercial. O conforto do estabelecimento pode ser um divisor de águas em seu negócio! 

29 de junho de 2020 by edificarse 0 Comments

A ventilação natural ajudando você na quarentena

Você sabia que um simples artifício natural pode ajudar você em casa nessa pandemia? Estou falando dela, a ventilação, pois promove ambientes arejados e mais confortáveis, contribuindo não só com seu conforto para home-office, como também ajudando a evitar maior disseminação do vírus em casa ou no trabalho, através da circulação do ar.

1 Entendendo melhor sobre a ventilação

Em tempos de pandemia sabemos que a ventilação natural se torna uma grande aliada, pois permite que a renovação do ar continue nos ambientes de nossa casa ou até mesmo no trabalho.

A ventilação pode ser natural, quando não necessita de equipamentos para que aconteça a circulação do ar, ou mecânica, que é justamente proveniente de aparelhos eletrodomésticos. O ideal é que priorize a circulação de ar natural, pois ela não armazena partículas de micro-organismos nem necessita de manutenção constante, como os ar- condicionados. 

Os ambientes podem constituir de diversas formas de ventilação, sendo a mais comum a “ventilação cruzada” e o que chamamos de “efeito chaminé”. A ventilação cruzada é realizada através de duas aberturas (porta e janela) no ambiente, em que permite a entrada e saída de ar. Já o efeito chaminé é realizado quando possui aberturas em uma região mais próxima ao piso e aberturas na região mais próxima ao teto, permitindo a entrada do ar frio nas regiões mais baixas e a saída do ar quente nas áreas mais altas. Logo, contribue para maior circulação do ar em lugares que não possui tanta ventilação. Você pode conferir mais acessando aqui .

Ilustração das formas de ventilação natural

Fonte Imagem 1 e 2 :https://www.faveroarquitetura.com/single-post/2018/06/07/Tipos-de-ventila%C3%A7%C3%A3o-Natural

2 A relação da COVID-19 X Ventilação Natural

Sabe-se que a transmissão do vírus da covid-19 ocorre através da fala, espirros, tosses ou o contato com superfícies contaminadas, saiba mais sobre o coronavírus aqui.

Um estudo conduzido por cientistas dos Centros dos Estados Unidos para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) da Universidade da Califórnia, divulgado no New England Journal of Medicine (NEJM), mostra que o vírus da covid-19 pode ter uma permanência de até 3 horas no ar. Em algumas superfícies como plástico, aço inoxidável e papelão varia de 24 horas até 72 horas, necessitando assim de ambientes ventilados e higienizados. Caso queira saber mais sobre o coronavírus, clica aqui.

Representação da covid-19 e formas de higienização.

Fonte Imagem 1:https://pixabay.com/illustrations/corona-coronavirus-virus-blood-5174671/

Fonte Imagem 2: https://pixabay.com/illustrations/covid-covid-2019-covid-19-4941846/

A circulação do ar nos espaços é importante quando é necessário a purificação do ambiente que provém desta renovação. Por isso, não é indicado, principalmente se tiver idosos em casa, manter ambientes fechados acreditando que assim o vírus não entrará no ambiente. Contudo, é imprescindível que ocorra esse ciclo de “reciclagem” do ar, onde gera cômodos e ambientes mais arejados.

O bom aproveitamento da ventilação natural pode substituir o ar-condicionado, que muitas vezes podem acabar transportando para dentro dos ambientes microrganismos indesejáveis. Além disso, pode contribuir na diminuição de disseminação do agente patológico do coronavírus, através da renovação do ar.

Importante ter atenção na composição espacial dos ambientes da sua casa ou trabalho, pois ela pode gerar impedimentos na circulação de ar. Logo, se de forma bem feita, ela pode permitir uma maior circulação do ar dentro da sua casa combatendo assim o contágio da Covid-19.

Análise do ambiente e mudança nos móveis a fim de facilitar ventilação natural.

Fonte Imagem 1: https://pointer.com.br/blog/wp-content/uploads/2019/01/GettyImages-1094158398-1-1024×683.jpg 

Fonte Imagem 2: https://p2.trrsf.com/image/fget/cf/460/0/images.terra.com/2017/11/06/mudanca-obra.jpg

3 O que fazer na prática

Em casa e no trabalho pode optar por gerar pequenas mudanças, começando a analisar os ambientes. Notando qual a disposição dos móveis e realizando alterações a fim de permitir espaços mais abertos, sem grande quantidade de superfícies, principalmente a beira de janelas. Isto é, sem muitos móveis e quadros por perto, onde pode haver maior contaminação do vírus através da entrada ou saída de ar.

Sabe aquele guarda-roupa ou aquela estante que acaba ficando um pouco na frente da sua janela? Importante tentar mudar esses móveis de lugar, pois nessas posições eles restringem a ventilação natural, impossibilitando o maior aproveitamento da ventilação. A intenção é promover ou facilitar a existências de frestas ou aberturas que favoreçam a entrada permanente de ar durante o dia e à noite, deixando seu espaço mais confortável.

Uma alternativa para purificação do ar e conforto no ambiente é a utilização de plantas espalhadas. Você pode conferir algumas dicas de como organizar melhor os espaços aqui na nossa página.

Ambientes arejados e com disposição das plantas.

Fonte Imagem 1: https://www.personalcorretora.com.br/blog/2019/12/9/5-dicas-para-manter-a-casa-refrescante-no-calor

Imagem 2: https://observador.pt/2018/09/19/guia-para-cuidar-de-plantas-em-casa-e-as-10-mais-simples-de-manter/

4 Abra Portas  e Janelas

Outra atitude simples é abrir portas e janelas, assim você permite a ventilação cruzada. Isto é, se estamos em um ambiente com a porta fechada e a janela aberta não haverá circulação do ar, pois precisa-se que entre por um abertura e saia por outra. Portanto, necessita que os dois estejam abertos, deixando assim seu ambiente mais arejado. Quando não há mais que uma janela ou abertura no cômodo aplique a ventilação cruzada indireta, abrindo portas e janelas de outros ambientes.

Em casos de reformas ou construções iniciais, prefira utilizar janelas de abrir ao invés de correr, porque com elas é possível ter um aproveitamento de 100% da área de ventilação enquanto que com a outra apenas se é  aproveitado 50%.

Se o ambiente que você se encontra não tem nenhum tipo de abertura o ar não irá entrar. Isso acontece porque o ar só permeia em um ambiente onde há abertura para que possa sair e assim gerar a sensação de ventilação. Desta forma, você pode optar por gerar pequenas aberturas, mas com algum acompanhamento técnico ou utilizar de ventilação mecânica.  

Materiais de limpeza e formas de higienização.

Fonte Imagem 1: https://casavogue.globo.com/Curiosidades/noticia/2020/03/coronavirus-biomedico-explica-como-higienizar-casa.html

Imagem 2: https://revistahigiplus.com.br/abralimp-traz-recomendacoes-para-a-higienizacao-adequada-no-combate-a-proliferacao-do-novo-coronavirus/

E por fim realizar sempre a higienização de seus aparelhos como ventiladores, ar condicionados, climatizadores e etc.  As superfícies de sua casa também devem ser higienizadas constantemente, confira aqui algumas dicas que irão ajudar na limpeza da casa ou trabalho.

As informações irão te ajudar a ter mais conforto e tranquilidade durante este momento tão conturbado. Quaisquer dúvidas e questionamentos entre em contato por nossos meios de comunicação, estaremos dispostos a ajudar.

Autor: Beatriz Nascimento

1 de junho de 2020 by edificarse 0 Comments

FAÇA VOCÊ MESMO: mude um ambiente sem muito custo

Quem nunca ouviu a palavra “reforma” e se arrepiou todo só de pensar na enxurrada de gastos que isso vai resultar? Pois é, só que nem sempre é assim! Até porque é totalmente possível você modificar sua casa sem muito custo. Como? Faça você mesmo as mudanças! Afinal, não é necessária muita coisa para mudar um ambiente, basta apenas usar sua criatividade e mãos à obra!

Separamos algumas ideias para modificar um ambiente da sua casa, elas podem ser usadas no seu quarto, na sala, na cozinha, enfim. Quem dita é você!

1 – Mudança dos Móveis

Calma! Não é mudar os móveis que você tem por novos não, é apenas muda-los de lugar. Mudar o sofá de parede, junto ao rack e a TV, girar a posição da cama ou trocá-la de lugar com a estante. Isso já faz uma grande diferença! Mas cuidado com o piso, pois se o móvel permanece por muito tempo no mesmo lugar, o piso abaixo dele costuma ficar desgastado, irregular ou com uma tonalidade diferente do restante. Então, esse é o lado positivo de fazer mudanças com certa frequência, permite que o piso permaneça com a mesma aparência por toda sua extensão.

Além disso, fazer essa mudança permite que você encontre posições para o mobiliário que gere mais espaço de circulação e deixe o ambiente mais confortável.

Móveis para serem trocados de lugar

Fonte: https://www.vix.com/pt/bdm/casa/5-motivos-para-mudar-seus-moveis-de-lugar-e-isso-precisa-ser-feito-hoje-mesmo

2 – Reformar Móveis

Mesmo depois de muda-los de lugar ainda acha que falta algo? Que tal dar uma repaginada neles? Isso mesmo, aí que entra a reforma! E isso pode ser feito das mais diversas formas, você pode dar uma nova cara a eles com uma boa pintura, ou apenas aplicar um verniz, colar papel contact, espelhos, usar washi tapes (são fitas coloridas decorativas), carimbar com carimbos prontos ou fazer você mesmo o seu. Ou apenas mudar os puxadores, que tal? Você também pode combinar duas técnicas, tal como pintar e aplicar contact, por exemplo. Por isso, ative sua criatividade e faça você mesmo!

Aqui nós falamos melhor sobre carimbos e a washi tape. E aqui um passo a passo com alguns vídeos para te ajudar na reforma.

Móvel de madeira reformado com tinta

Fonte: http://blog.clicdaobra.com.br/reformando-o-movel-antigo-de-madeira/

3 – Vamos olhar para as almofadas

Escolher as almofadas que vão compor seu quarto ou sua sala é algo que não parece, mas tem forte influência no ambiente. Isso porque se você escolhe uma cor ou uma estampa para elas, isso pode ser o ponto inicial para criar uma harmonia no seu ambiente. Vou explicar melhor, se eu compro ou faço uma almofada com estampa de flores, eu posso decorar o resto do meu ambiente com cores que estão nessa estampa e vice-versa. Se eu tenho uma poltrona amarela e um sofá cinza na minha sala, por exemplo, as almofadas que vão nesse sofá podem seguir a cor da minha poltrona ou ser de uma estampa que tenha essa cor bastante visível. Isso tudo cria uma harmonia no ambiente e faz as coisas ficarem integradas.

Nem sempre ter móveis coloridos é sinônimo de acessórios neutros. Por exemplo, se o seu sofá possui uma estampa, investir em almofadas na cor dessa estampa é uma ótima solução. Se todos os seus móveis são neutros, você tem a liberdade de brincar com as cores para criar as mais diversas combinações de almofadas e acessórios. E caso seja de uma cor lisa, tentar ver cores que combinem ou contrastem também é válido.

Sofá neutro com almofadas coloridas e Sofá de cor lisa com almofadas coloridas

Fonte imagem 1: https://www.vivadecora.com.br/revista/almofadas-para-sofa/

Fonte imagem 2: https://futuraambientes.com.br/almofadas-na-decoracao/.

4 – Invista em Plantas

Já percebeu que quando estamos em um lugar com plantinhas, parece que aquele lugar tem mais vida, as vezes nos sentimos até mais confortáveis ali. As plantas tem esse poder e são uma ótima aposta. Você pode investir em vasos diferentes, trabalhados em corda, ou pintados. Até você pode personaliza-los e dar esse diferencial!

Elas não precisam necessariamente ficar sobre uma mesinha ou rack, você pode coloca-las diretamente no chão, sob suportes metálicos ou algum pesinho que você tenha ai na sua casa (segue imagem como exemplo), além de poder pendurá-los que da um visual diferenciado no ambiente.

Você pode colocar plantas na sala, no quarto, na varanda, até na cozinha e no banheiro! Mas cuidado, é importante pensar onde vai colocar cada uma e pesquisar sobre as plantas que você tem ou quer comprar, para que não coloque uma que não se da bem com umidade no banheiro, por exemplo. No nosso Instagram (link aqui)nós falamos um pouco mais sobre a importância das plantinhas tem em um ambiente.

Aqui você verá um passo a passo para decorar um vaso com corda. Aqui um passo a passo com tecido.

Plantas em suportes metálicos e penduradas na sala.

Fonte imagem 1: ttps://casavogue.globo.com/Arquitetura/Paisagismo/noticia/2015/09/5-plantas-para-ter-dentro-de-casa.html

Fonte imagem 2: https://casavogue.globo.com/Interiores/Ambientes/noticia/2020/03/plantas-dentro-de-casa-10-especies-para-ter-ja.html

5 – Hora das Paredes

Ok, eu já comentei em pintar o mobiliário, mas e as paredes? Colocar uma cor no ambiente muda completamente! Lembra do que eu falei sobre combinação de tons entre almofadas, mobiliários e acessórios? Vale também para as paredes. Aqui tem um passo a passo para você mesmo por a mão na massa!

 Lá no nosso Instagram fizemos um post sobre como funciona a teoria das cores e porque é importante pensarmos bem ao escolhê-las.

Quarto com parede vermelha.

Fonte: https://casaefesta.com/tons-de-vermelho/

Já pintou, mas ainda acha que falta alguma coisa? Que tal adicionar alguns acessórios? Lá em cima eu comentei sobre as washi tapes, pois é aqui elas também têm lugar. Além disso, não só nas paredes como nas portas também, dá para fazer você mesmo desenhos dos mais diferenciados! Alternar a espessura das fitas também é uma boa ideia. Você pode unir essa técnica com a pintura e dar cor aos desenhos que criar. Não tem essas fitas em casa? Fita isolante pode substituir.

Washi tape decorando paredes e portas.

Fonte: https://www.blog.lolahome.com.br/washi-tape-no-decor/

6 – Vamos começar a pendurar

Outra alternativa é colocar quadros e tentar fazer as mais diferentes combinações com eles, misturar cores, tamanhos e até formatos. Que tal combiná-los com espelhos, molduras, ou outros objetos? Não tem quadros em casa? Você pode imprimir algumas imagens e colocar dentro de molduras ou até colá-las diretamente na parede, podendo apenas deixa-las assim ou criar uma moldura com as washi tapes.

Parede com quadros de tamanhos diferentes e quadros unidos a objetos.

Fonte imagem 1: https://www.vivadecora.com.br/revista/molduras-para-quadros/

Fonte imagem 2: https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Decoracao/noticia/2017/04/7-maneiras-de-organizar-os-quadros-na-parede-01.html

Sabe aqueles pratos que estão guardados há muito tempo que estão empilhados no armário e ninguém usa? Já pensou em coloca-los na parede? É preciso ter um pouco de cuidado nisso, pois esses devem ser bem pregados na parede para que não causem nenhum acidente. Aqui você verá uma maneira eficiente de pregar esse objeto na parede com segurança.

Pratos na parede da sala.

Fonte: https://morandosozinha.com.br/pratos-na-parede/

7 – Um apoio vertical

Outra ideia legal para as paredes é utilizar prateleiras, além de servirem como suporte para objetos decorativos, também é ótimo para organizar livros e acessórios para esses sempre estarem com fácil acesso. Além disso, você também pode colocar algumas plantinhas nelas. Para isso, você pode usar prateleiras prontas, ou pegar pedaços de madeira e pregá-los na parede com suportes. Além disso você também pode utilizar caixotes de madeira como nichos. Esses você pode deixar na cor crua da madeira ou pintar, neste segundo caso lembre-se de criar uma harmonia desse objeto com as cores do ambiente.  Lembram dos quadros que falamos? Você pode apoiá-los nas prateleiras, também da um resultado bem interessante.

Aqui tem um vídeo para quem quiser criar sua própria prateleira.

Prateleiras de madeira no quarto.

Fonte: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/casa-e-decoracao/viva-decora/prateleiras-para-quarto-40-modelos-para-decorar-e-organizar,8fec4746af6828ac05fc8edd5ea11024s4lsxnrz.html

8 – Já pensou em tapetes?

Tapetes podem dar ao ambiente um ar mais aconchegante. Mas cuidado, ele também pode aquecer local então é importante encontrar um modelo adequado para onde ele será destinado. E atente-se as cores, assim como já foi citado para ser levado em consideração nas outras partes da decoração.

Tapete preto e branco na sala.

Fonte: https://www.tapetearte.com.br/tapetes/tapete-para-sala-nordico-preto-e-branco–p

9 – Trabalhar iluminação

A iluminação é algo muito importante em um ambiente, com ela podemos destacar uma parede, uma textura, um objeto, enfim. Escolher que iluminação vamos dar a um ambiente é algo que deve ser feito com cuidado, temos que ter em mente a função que cada local terá para escolher a iluminação correta. Aqui nós falamos melhor sobre iluminação e como você pode acertar na escolha da mesma.

Se você acha que a iluminação do ambiente já é necessária, tente investir em uma luminária diferente, utilize a mesma ideia de cordas que já foi para os vasos, por exemplo. Usar da reciclagem aqui é super válido Por exemplo, colheres de plástico, garradas PET, tampas de garrafa, podem criar modelos muito interessantes e diferenciados.

Aqui tem um passo a passo de uma luminária de garrafa PET + alguns outros exemplos de luminárias recicláveis.

Iluminação com spot em trilhos.

Fonte: https://www.vivadecora.com.br/revista/spot-de-luz/

Dá pra fazer você mesmo sua luminária de garrafa PET.

Fonte: https://vittaresidencial.com.br/blog/como-fazer-luminaria-de-garrafa-pet-seu-ape-mais-charmoso/

Todas essas dicas podem mudar totalmente um ambiente da sua casa sendo essas mudanças feitas por você mesmo! Não tenha medo de abrir a sua mente e botar as mãos na massa. Caso precise de ajuda com tudo isso, entre em contato conosco pelas nossas redes sociais.

Autor: Thays Leão

30 de abril de 2020 by edificarse 0 Comments

Decore você mesmo sua casa na quarentena

Nessa quarentena, todos sabemos que o certo é permanecermos em casa. Por isso, porque não utilizarmos desse tempo para mudar algumas coisas no nosso lar ou incluir novos itens à decoração? Decore você mesmo, deixando o local mais a sua cara, com mais personalidade, além da exclusividade de ter um ambiente feito por si próprio.

Mas, e os gastos?

Não é necessário gastos exagerados para se ter um bom resultado, basta apenas ter um pouco de criatividade, disposição e fazer você mesmo essas mudanças! Aquele famoso DO IT YOURSELF! Reutilizar objetos que estão há tempos guardados ou que seriam descartados, talvez modificando sua função original lhe dando outra utilização, afinal, tudo é possível!

E por onde eu começo para decorar?

É importante lembrar que as pequenas mudanças podem fazer enormes diferenças no espaço, afinal são os pequenos detalhes que dão personalidade ao local. Por exemplo, adicionar uma cor ou uma estampa a um móvel ou acessório antigo pode mudar completamente o ambiente. Seguem algumas ideias para você mesmo decore e dê um novo toque à sua casa:

1. Caixote de Madeira

Aqui reciclagem e decoração caminham juntas. Sabe aqueles caixotes de feira? Então, ninguém da nada por eles, mas basta apenas empilhar e combinar os caixotes para infinitas possibilidades de estantes, nichos, mesinhas, etc. Além disso, você pode dar outra cara ao objeto utilizando tinta e uma lixa, ou apenas aplicar um verniz. Eles podem servir em todos os ambientes da casa, cozinha, quarto, sala, você que dá a nova função dele!

Caixotes de madeira como estante na sala, para que você mesmo decore na sua casa.

Fonte : https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Decoracao/noticia/2018/08/18-ideias-para-reaproveitar-caixotes-de-madeira-na-decoracao.html

Caixotes de madeira formando escrivaninha e estante.

Fonte: https://www.decorfacil.com/caixote-de-feira-decorado/

2. Decoração com Washi Tape

Primeiro, o que é uma washi tape? Nada mais é do que uma fita adesiva colorida com as mais diversas cores e desenhos. Ela pode ser utilizada para tudo que você conseguir imaginar, desde decorar uma folha de papel a desenhos nas paredes. Não tem uma dessa em casa? Fita isolante pode ter a mesma função. Além disso, é possível também pintar algumas partes do desenho, você terá um resultado ainda mais diferenciado.

Sala de jantar com móveis desenhados com washi tape na parede, para que você mesmo decore na sua casa.

Fonte:  https://www.tuacasa.com.br/decoracao-com-fita-isolante/

Mesa decorada com washi tape colorida.

Fonte: https://eliseblaha.typepad.com/golden/2012/06/just-for-fun.html

3. Decore com parede carimbada

Papel de parede deixa o ambiente muito bonito, temos que concordar. Mas alguns não são tão acessíveis e investir nisso não é uma prioridade. Então carimbe! Existem modelos prontos de carimbo com os mais diversos desenhos ou você pode fazer o seu próprio! Basta cortar um EVA ou uma esponja (existem mais dezenas de possibilidades) e colar em um papelão ou em algum material durinho para te dar apoio, melar na tinta e mãos à obra! Onde procurar tais dicas:

Aqui um passo a passo de como criar seu próprio carimbo.
– Além disso, você também pode trabalhar com stencil pronto, ou fazer o seu próprio! Por exemplo, Aqui mostra como você pode fazer o seu.
– Nesse link, é possível ver também o papel da iluminação em um espaço, aqui nós mostramos como você pode acertar para que a iluminação de cada ambiente esteja alinhada a funcionalidade e a estética de cada caso.

Carimbo de folha em papel

Fonte: https://www.instagram.com/p/6WWZgJlrbP/

Parede da cozinha carimbada.

Fonte: http://blogremobilia.com/2017/04/11/papel-de-parede-feito-a-mao-com-carimbo-de-papelao/

4. Reformar móveis

As vezes nossa casa já está toda completa com os móveis que precisamos, mas torna-se monótono sempre aquela mesma coisa. Então por que não reformar os que já temos? Isso pode ser feito das mais diversas formas, com tinta, com tecido, papel contact, canetinhas, carimbando (como no tópico acima), colocando espelhos, ou mudando os puxadores. Aqui um passo a passo com alguns vídeos para te ajudar nisso.

Estante com outros puxadores e reformada com tinta, para que você mesmo decore na sua casa.
Móveis reformados com tecido.

Fonte: https://www.casinhaarrumada.com/wp-content/uploads/2015/02/m%C3%B3veis-reformados-3.png

5. Escada recebendo outra função

Sabe aquela escada de madeira que ninguém usa mais e está só ocupando espaço no quartinho da bagunça? Ela pode ser muito útil como cabideiro. Com tinta, uma lixa e alguns parafusos, você transforma totalmente esse objeto. Não quer pintar? Pode usar apenas um verniz ou deixá-la crua mesmo. Além disso, com algumas cordas ou correntes, ela também pode servir como varal ou apoio para panelas. Ou quem sabe fazer uma estante unindo mais de uma escada e algumas tábuas. São infinitas possibilidades.

Escadas formando cabideiro, para que você mesmo decore na sua casa.
Escada transformada em suporte suspensos para panela.

Fonte: https://www.openimoveismogi.com.br/blog/494/11-ideias-criativas-que-vao-mudar-o-modo-como-voce-usa-uma-simples-escada

6. Decore com objetos de cano PVC

Outro material que as vezes tem no quartinho da bagunça e provavelmente irá para o lixo. O cano PVC é uma ótima opção, pois é barato e pode ser usado para decoração ou organização. Com ele podemos fazer sapateiras, divisórias para ambientes, luminárias, mesas, cabideiros, etc.
Aqui um passo a passo com imagens para fazer uma sapateira com canos PVC.
Aqui como fazer um cabideiro com canos.

Canos PVC formando uma sapateira para quarto, para que você mesmo decore na sua casa.

Fonte: https://www.reciclaredecorar.com/2016/09/ideias-criativas-decorar-casa-sem-gastar-muito.html

Cabideiro para roupas e sapatos feito de cano PVC.

Fonte: https://www.decoracaoearte.com.br/2345-20-ideias-de-como-usar-canos-de-pvc-na-decoracao-de-ambientes.html

7. Moldura para o espelho

Pode parecer pouco, mas fazer ou renovar a moldura do seu espelho ou quadro pode trazer uma vida para o ambiente. Para isso podem ser utilizadas cordas, correntes, tinta, rolhas, caixa de ovo, colheres de plástico, conchas, rolo de papel higiênico. Sabe aqueles brinquedos que seu filho não brinca mais? Só colar na moldura e dar uma nova cor, ou deixar colorido mesmo, vai da sua vontade!
Aqui um passo a passo de como fazer uma moldura de cordas para o seu espelho.

Moldura para espelho em formato de flor feita com caixa de ovo, para que você mesmo decore na sua casa.

Fonte: https://vemcomathay.blogspot.com/2013/10/diy-moldura-para-espelo-ou-quadros.html

Moldura para espelho feita com rolo de papel higiênico pintado.

Fonte: https://www.viajandonoape.com.br/2018/06/20/molduras-para-espelhos-como-fazer-renovar-ou-decora-las/faca-voce-mesmo-diy-moldura-para-espelho-rolo-de-papel-higienico/

Portanto, com essas dicas é possível mudar o ambiente da sua casa e deixa-lo com mais personalidade, além do sentimento de pertencimento por ter tantas coisas feitas por si próprio. O importante é não ter medo de mudar, ter disposição e criatividade. Comece já, decore você mesmo!

Autor: Thays Leão

23 de abril de 2020 by edificarse 1 Comment

Como adaptar a casa para as crianças na quarentena?

Devido as novas posições comportamentais em que o mundo está tomando, mediante ao novo COVID-19, é impossível tornar a vida normal como antes. Com isso, escolas suspenderam suas aulas e o local de casa torna-se único lugar de convivência e lazer dos nossos pequeninos.

15 de abril de 2020 by edificarse 0 Comments

Prevenção de Incêndios: O perigo das instalações elétricas!!!

Os acidentes são muito comuns em nosso dia a dia. Um dos mais triviais são os incêndios ocasionados por curtos-circuitos resultantes de instalações elétricas mal dimensionadas, sem manutenções periódicas ou oriundas de uma utilização indevida.